Unidade Móvel de Saúde retoma atendimento médico e odontológico na zona rural de Barreiras

Capa

DSC_b559

DSC_66c4

DSC_4f84

DSC_1f21

Devido a pandemia do novo Coronavírus, a Unidade Móvel de Saúde de Barreiras teve os atendimentos suspensos por nove meses, mas na última quinta-feira (04) a Unidade voltou a percorrer as comunidades na zona rural, mantendo a proposta de atender localidades que ainda não possuem Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde da Família (PSFs).

Seguindo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos acontecem nas quartas, quintas e sextas-feiras e no sábado com oferta de consultas médicas e odontológicas, serviços de enfermagem, laboratoriais, entrega de medicamentos, orientações e acompanhamento médico.

Os atendimentos tiveram início nas comunidades Ilha da Liberdade, Cantinho do Senhor dos Aflitos e no Barreiras Norte. Ao todo, foram atendidas 142 pessoas e de acordo com a coordenadora da Unidade Móvel de Saúde, Andreia Rocha, são oferecidos ainda testes rápidos, aferição da pressão arterial e avaliação da glicemia. O morador da comunidade Barreiras Norte, Rubem Rodrigues dos Santos, agradece pelo atendimento feito na comunidade.

“Só temos a agradecer pelo atendimento ofertado nessa Unidade Móvel de Saúde, a equipe é muito prestativa. A gente fazia acompanhamento antes da pandemia e graças a Deus os atendimentos retornaram, porque não precisamos mais ter que ir até a cidade realizar consulta médica, recebemos atendimento praticamente na porta de casa. Minha mãe de 90 anos é acompanhada de perto, é uma benção”, destacou Rubem.

Conforme o Secretário de Saúde, Melchisedec Neves, a Unidade Móvel oferta um atendimento mais rápido e acessível para os moradores da zona rural, viabilizando inclusive, marcações de exames e entrega de medicamentos que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Prefeitura de Barreiras segue com a proposta de oferecer uma saúde humanizada para todos os munícipes, tanto na cidade como no campo. Tivemos que parar por um tempo as atividades devido a pandemia da Covid-19, mas já retomamos com o atendimento móvel nas comunidades, oferecendo além do atendimento e acompanhamento clínico e odontológico, quando necessário, palestras sobre saúde bucal e cuidados com o corpo”, pontuou.

Dircom Barreiras