Secretário de saúde de Barreiras participa de encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

002

003

Capa (1)

Após o seminário sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde, promovido na última segunda-feira (14) pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), o Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, reuniu na sede, os secretários municipais de saúde de vários municípios do estado para discutir o fortalecimento da Atenção Básica.

Acompanhado do diretor do Departamento de Saúde da Família, Otávio Pereira de D’Avila, e com o apoio do Ministério da Saúde, o encontro também discutiu os principais pontos na mudança da nova forma de financiamento da assistência que serão prestadas pelas equipes de saúde da família e unidades básicas de saúde.

Segundo Otávio Pereira de D’Avila, a proposta agora é que o novo custeio leve em consideração, entre outros importantes pontos, o número de pacientes cadastrados e o desempenho das equipes de saúde a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e o controle de diabetes, hipertensão e as infecções sensualmente transmissíveis. Na oportunidade, o secretário municipal de salvador também falou da transformação na atenção básica do estado.

Para o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o encontro foi mais uma oportunidade de troca de conhecimento e para sanar dúvidas sobre o novo financiamento. “Esse encontro reforçou o entendimento sobre o novo financiamento da atenção primária à saúde, foi um momento oportuno para esclarecer dúvidas e contribuir nas melhores metas que iremos traçar de acordo com o preconiza o Ministério da Saúde. Barreiras também tem investido com recursos próprios na atenção primária da saúde, passamos de 39% para 72% de cobertura, além da informatização em toda rede e construções de novas unidades de saúde. Esse novo financiamento irá contribuir para que possamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços ofertados no município”, destacou Anderson Vian.

Dircom Barreiras