Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério lança Campanha de combate às queimadas

campanha sematur

“Fogo no lote é crime” é o nome da campanha educativa encabeçada pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). O objetivo é sensibilizar a população sobre os perigos provocados à saúde e ao meio ambiente pelas queimadas.

De acordo com a SEMATUR, a campanha educativa de sensibilização tem início agora no período de seca e segue por todo o período de estiagem e a Brigada Municipal de Combate a Incêndio atuará em casos extremos.

Segundo a Lei Federal nº 9.605/98, qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, a exemplo de queimadas em lixo, matas e lotes se configuram como crime ambiental. Se pego em flagrante, o autor é conduzido à delegacia e recebe multa no valor de R$150 a R$2.500.

“Queremos com esta campanha alertar aos nossos munícipes a não tomarem essa atitude como uma alternativa, o ideal é optar pela capina ecológica, de modo que a queimada só deve ser feita de forma controlada e de acordo com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente”, destacou o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

 Ascom SD com informações da SEMATUR