Parceria entre Prefeitura de Barreiras e Abapa garante tecnologia de irrigação a pequenos agricultores do município

CAPA Entrega kits de irrigação 1

entrega kits de irrigação

canos que compõem os kits de irrigaçao

Plantio de pimentão irrigado no povoado da NanicaAgricultores que se dedicam ao cultivo de hortaliças, frutas e legumes de cinco localidades de Barreiras receberam, na última quarta-feira (17), oito kits de irrigação doados pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) por meio da parceria firmada com a  Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia.  As famílias de agricultores das comunidades de Canabrava, Ilha da Liberdade, Melancia, Nanica e Santa Rita passam a contar com equipamentos capazes de otimizar e aumentar a produção cultivada em até um hectare. A equipe da Secretaria de Agricultura ficará com a função de orientar a instalação, uso correto dos kits, além de garantir suporte técnico no preparo do solo, plantio e colheita. Tudo isso faz parte do Programa Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras, que visa melhorar estradas, acessos e consultoria agrícola com correção de solo, para que os pequenos agricultores obtenham bons resultados.

Ao receber os kits, o presidente da associação dos produtores rurais da Nanica, Janil Monteiro de Novaes, destacou a importância dos equipamentos. “É uma tecnologia que vai fazer a diferença para a gente continuar produzindo, mesmo neste período seco e sem chuvas”, disse. A entrega foi realizada no povoado da Nanica, a sete quilômetros do centro de Barreiras, comunidade que tem na agricultura de pequena escala, a base da sua economia, assim como as outras quatro localidades contempladas pelos kits de irrigação. Os produtos cultivados por estes agricultores são destinados ao consumo interno de Barreiras, comercializados, principalmente, nas feiras livres e verdurões da cidade.

Para o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques de Castro, a parceria entre Abapa e a Prefeitura de Barreiras vai possibilitar o suporte técnico necessário para o manejo adequado, na garantia de uma maior produtividade destas lavouras. “Desde que implantamos o Vale Produtivo, conseguimos grandes avanços nas áreas produtivas de agricultores familiares do município, corrigimos o solo com calcário, oferecemos horas máquinas e parceiros como a Abapa, ofertam sementes de boa qualidade. Os kits de irrigação vêm fortalecer ainda mais este programa, e garantir esperança para estas famílias que certamente, terão lavouras ainda mais produtivas”, destacou.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, explica que a doação dos kits de irrigação integra um programa de transferência de tecnologia da entidade para os pequenos agricultores. “A Abapa vem beneficiando em parceria com as secretarias de agricultura, a economia local dos municípios a obterem mais rentabilidade com a terra, evitando o êxodo rural. No início, o projeto era destinado aos pequenos produtores de algodão, agora, estamos abrangendo também, outras culturas”.

Fonte: Dircom/PMB 19.06.2020