Geraldo Reis anuncia ações para preservação dos rios e fortalecimento da agricultura familiar de Correntina

visita-geraldo-reis-correntina-ba (4)

visita-geraldo-reis-correntina-ba (5)

visita-geraldo-reis-correntina-ba (6)

O secretário estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Geraldo Reis, esteve em Correntina na última semana, dias 23 e 24, para prestar contas das ações do governo e anunciar medidas de preservação dos rios e investimentos na agricultura familiar.

“Receber a visita do secretário só reforça que estamos buscando soluções para garantir a preservação dos nossos rios e mais do que isso, investir para os produtores rurais tenham mais renda e possam trabalhar de forma sustentável”, afirmou Maguila

“Eu não vou passar por aqui tapando o sol com a peneira, fazendo de conta que está tudo bem, que aqui não teve e não tem nenhum problema ambiental. Nós sabemos dos fatos ocorridos, não estou para fazer nenhum juízo de valor, estou aqui como secretário de meio ambiente para trazer solução e ajudar junto com vocês a achar solução”, frisou o secretário.

Reis visitou a Feira de Agricultura Familiar, conversou com feirantes, e anunciou entre outras ações que a Sema vai instalar 12 equipamentos de medição da vazão do Rio Arrojado em tempo real e com resultado disponibilizado pela internet para toda população. Ele também realizou uma reunião com ambientalistas e lideranças locais para falar sobre as ações da pasta e ouvir as demandas dos movimentos sociais.

Dados apresentados pelo secretário apontam que foram investidos R$ 12 milhões no Programa Cerrado no Oeste da Bahia para cercamento e preservação de nascentes. Somente em Correntina foram 110 km de cercamento de áreas verdes em 11 comunidades rurais.

Foi anunciado que será feito o cadastro dos pequenos e médios produtores rurais que utilizam água dos rios para produção. Ao todo serão 3000 cadastro para buscar formas mais eficientes e econômicas do uso da água na produção local. Além da disponibilização dois tratores para ajudar no trabalho de recuperação das nascentes e veredas do município.

Ascom Correntina