Correntina:Prefeitura anuncia Gino & Geno e Adelmario Coelho para festa da Agricultura Familiar

aniversario-feira-correntina-1-ano-fotoCom shows nacionais, Prefeitura anuncia Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina

Criada em julho de 2017, a feira completa o primeiro aniversário com shows de Gino e Geno, Adelmario Coelho e Matheus Boa Sorte.

Nos dias 18 e 19 de julho, a Prefeitura de Correntina realizará uma grande festa para comemorar o primeiro Aniversário da Feira de Agricultura Familiar da cidade. Entre as atrações confirmadas estão a dupla sertaneja Gino e Geno, o forrozeiro Adelmario Coelho e o jovem talento do forró pé de serra da Bahia, Matheus Boa Sorte.feira-agricultura-familiar-correntina-feira

Além dos shows e apresentação de quadrilhas, a programação conta com cursos e palestras destinados aos produtores rurais. O foco da Prefeitura, organizadora do evento, consiste em demonstrar a importância que a agricultura familiar tem não somente para o fortalecimento da economia local, mas para a melhoria da qualidade de vida de toda população.

O prefeito Nilson José Rodrigues, filho de produtores rurais da comunidade de Barra das Lages, sabe muito bem como é a vida do produtor rural e tem desenvolvido projetos para proporcionar uma vida melhor no campo. “A Feira representa mais renda para as famílias, mais qualidade de vida para o produtor rural e um momento de lazer e diversão para todos que fazem dela, um ponto de encontro entre amigos. Por isso nossa alegria ao completar esse primeiro aniversário da feira”, afirmou o gestor.

Com sucessos como “Ela Chorou de Amor” e “Coração Cigano”, a dupla Gino e Geno fará a abertura da festa, no dia 18 de julho, às 21h. Já no segundo dia, será a vez do forró de Adelmario Coelho animar o público com sucessos dos mais de 20 anos de carreira do músico. Na mesma noite, o Matuto Poeta, Matheus Boa Sorte, subirá ao palco como o arrasta pé do Bando Matuto.

Sobre a Feira

feira-agricultura-familiar-correntina-professora-maria-gorete

feira-agricultura-familiar-correntina-maguila

feira-agricultura-familiar-correntina-feirante-antonio-da-horaAberta sempre às quartas-feiras, no finalzinho da tarde, a feirinha reúne mais de 300 produtores rurais de várias comunidades e um público semanal de 2 mil pessoas na praça do antigo Mercado Velho. Nas barracas é possível encontrar de tudo um pouco, biscoitos, doces, farinha, frutas, verduras e muita comida com gostinho da roça.

A feirinha, como é conhecida na cidade, foi criada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 12 de julho de 2017. No início, o Poder Público assumiu as despesas com o transporte dos produtores e toda estrutura da feira. Não demorou muito e o projeto ganhou corpo e os próprios feirantes passaram a arcar com os custos para o funcionamento da feira.

Para o produtor rural Antônio da Hora, da comunidade rural de Itapicuru, foi com a feira que ele conseguiu aumentar a renda familiar. “A feira é boa demais, tenho maior satisfação em sair de casa todas as quartas-feiras para vender meus produtos”, declarou entre um cliente e outro. “A broa é cinco, a peta é dois e três reais. vem para barraca de Antônio da Hora, toda quarta-feira, meu povo”, entoou para chamar a atenção das pessoas que passavam pela feira.

Cliente assídua da feira, a professora Maria Gorete lembra que comprar produtos agricultura familiar é uma garantia de alimentos sem agrotóxicos e de ótima qualidade. “Isso é um incentivo muito importante para os agricultores produzirem mais porque sabem tem onde vender. A gente também tem a certeza de levar alimentos para casa sem agrotóxicos e produzidos no próprio munícipio. isso é uma maravilha”, disse.

Central de Abastecimento

Para ampliar o programa de fortalecimento da agricultura familiar no município, será realizada a inauguração da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, ponto de comercialização gerido pela Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina (CAAF). A entidade sem fins lucrativos fará toda gestão comercial, com emissão de notas fiscais e venda dos produtos para supermercados, restaurantes, grandes fazendas e outros estabelecimentos comerciais do município.

De início, o fornecimento será feito por 20 associações rurais já existentes e cadastradas pela CAAF. Na lista de itens que serão comercializados, no atacado, estão rapadura, doces, verduras, biscoitos, farinhas, frango caipira, ovos, feijão e outros itens. A Central de Associações prestará assistência técnica e dará todo suporte aos agricultores para melhorar a qualidade e ampliar a produção.

De acordo com o presidente da Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina, Hannes Tavares de Moura, a nova organização representa um avanço no comércio de produtos da agricultura familiar no município. “O agricultor terá toda segurança para vender e receber a produção que fizer. Isso vai gerar mais renda no campo e melhorar a vida do povo que vive da agricultura familiar. É um avanço para o município e estou muito confiante no sucesso desse projeto”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE JULHO
16h – Feira da Agricultura Familiar
18h – Apresentação da Quadrilha Embalar do Corrente
20h – Abertura oficial da Festa de Comemoração
– Assinatura de Ordem de Serviço
21h – Show com Gino e Geno

QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE JULHO
(Minicursos)
8h30 – Programa Bahia Produtiva – SDR/CAR
9h30 – Acesso ao Mercado Institucional da Agricultura Familiar – SEBRAE
13h30 – Projeto Cerrado – SEMA
14h – Inserção da Cachaça Artesanal no Mercado – SEBRAE
16h – Fruticultura irrigada – ADAB

(Programação da feira)
16h10 – Feira da Agricultura Familiar
16h30 – Linha de crédito – Banco do Nordeste
18h – Apresentação da Quadrilha Gonzagão
20h – Show com Matheus Boa Sorte e Bando Matuto
21h – Show com Adelmario Coelho

Vìdeo de inauguração da feira

https://www.facebook.com/correntinabahia/videos/1483029928385104/

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Correntina-BA