Chapada: Fogo em Ibicoara volta forte e ameaça a fauna e a flora da região

Brigada-Rosely-Nunes-fogo-03523_combate_a_incendio_Foto ilustrativa

Depois de ser considerado extinto, o fogo na região próxima à Cachoeira do Buracão, no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, voltou com força nesta segunda-feira (30). A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Jornal da Chapada. Conforme dados, de brigadistas voluntários, as chamas serão combatidas nesta terça-feira (31), por equipe formada, além dos voluntários, de bombeiros militares e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – esse último gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

“Ibicoara pede socorro de novo, o fogo voltou violento. Amanhã [terça] vamos para o combate”, diz o presidente da brigada ‘Os Guerreiros BVCIF’, de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves, em rede social, convocando os voluntários para o combate.

Para o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, o fogo voltou por falta de monitoramento. “O ICMBio, brigadas voluntárias e bombeiros já estão se mobilizando para o combate amanhã [terça]. Não temos mais detalhes, mas sabemos que um incêndio desta proporção tem que ter vigilância de, no mínimo, 5 a 7 dias”.

Homero ratifica que todos estão se mobilizando para esta terça combater o fogo. “E só após uma avaliação será possível a elaboração de uma estratégia. Com certeza, desta vez, será dada uma importância maior a uma vigilância mais efetiva e duradora”, completa o presidente da Cifa.

(Fonte Jornal da chapada)